segunda-feira, 19 de setembro de 2016

O legado da Paralimpíada na vida de todos nós



Fonte: www.inclusive.org.br


Muito se fala em inclusão. Muitos usam um discurso de inclusão, mas na hora do espetáculo a própria imprensa não aberta não transmitiu os Jogos Paralímpicos. Houve uma exclusão declarada. Todos vimos.

E, afinal , o que é inclusão?

Por definição, inclusão é entender, dar lugar, reconhecer, estar junto, estar com.

Todos temos um lugar, na família , na escola, vizinhança , na sociedade, no mundo. Um direito adquirido por sermos humanos, sermos pessoas, independente do credo, cor, raça, condição social, mental e assim por diante. Porém, tudo que é considerado diferente, nos assusta, nos causa uma gama de sentimentos limitadores para nos " proteger" deste desconhecido e minha incapacidade aparente de lidar com ele.

Atualmente, grandes campanhas de orientações acerca da temática, desde escolas até grandes mídias, têm tentado levar informações, mas há grandes barreiras a serem ultrapassadas ainda, basta atentarmos para o que ocorreu nas Paralimpíadas.

A única arma contra a exclusão é a informação  porque ela elimina o medo, medo que traz o julgamento, o menosprezo, a depreciação, enfim, a exclusão.

Quando conheço o que é diferente, posso até não apoiar ou concordar, como no caso de uma opção sexual ou uma religião diferentes da minha, ou mesmo um costume racial, porem não discrimino, não agrido, mas sim posso e devo respeitar.

Vamos pensar nisso?

Abraços !


Luiza Donegá
Psicóloga


Nenhum comentário:

Postar um comentário