segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Onde estão os teus valores?


Fonte: http://pedagogiccos.blogspot.com.br/2009/05/trabalhando-valores-sugestoes-de.html

Numa época perto do Natal e do ano Novo, onde as pessoas normalmente entram em angústia, este ano, especificamente me parece um ano mais pesado.

O próprio país está sendo revirado à procura dos seus valores, suas crenças, seus hábitos e percebendo que da forma como funcionou até hoje não é mais possível.

Mas dentro de qualquer mudança há perdas, há dores, tristeza e luto.

Por isso, meu convite é para olharmos agora dentro de nós, também, ao invés de acharmos que este processo é apenas político ou partidário. Para mudarmos um país, uma nação, o ambiente do meu trabalho ou mesmo minha família, seria interessante, primeiramente, eu reavaliar meus valores, crenças, expectativas, meus afetos e paixões.

Em se falando da Esclerose Múltipla, saúde é um valor, não apenas do ponto de vista em que o Estado me apoia no cuidado dela, mas também como eu olho, como valorizo o que me traz ou tira minha saúde.

Temos falado aqui no Blog sobre alimentação, exercícios físicos, aspectos legais, troca de experiências entre as pessoas, enfim, isso é informação. E informação e autoconhecimento nos orientam a questionar e escolher a melhor maneira de cuidar deste " valor" imenso que é nossa saúde!

Valores como a amizade, fé, conhecimento, qualidade de vida, respeito, honestidade, bondade, fraternidade e outros tão importantes precisam ser revistos e resgatados. Não apenas porque estamos próximos do Natal ou do início de um novo ano. Mas sim, porque a humanidade está carecendo de afeto e respeito!



Deixo esta reflexão para vocês!



Abraços !

Luiza Donegá
Psicóloga

Luiza B. Donegá , 50 anos , formada em Psicologia há 25 anos, desde então atendendo na área clínica em consultório particular e em algumas instituições, atualmente, na Casa da Esperança de Santo André .
Trabalhando com pessoas, para que elas conheçam suas potencialidades e as desenvolvam da melhor maneira, focando as suas limitações para que , sejam elas quais forem, não as impeçam de ter qualidade de vida, dignidade e respeito.
Diretora Técnica Adjunta da ABCEM.


Nenhum comentário:

Postar um comentário