quarta-feira, 21 de março de 2018

EM e a Febre Amarela



Fonte: http://www.ederluiz.com.vc/secretaria-de-saude-de-joacaba-orienta-sobre-vacina-contra-febre-amarela/

Começo perguntando: você portador da Esclerose Múltipla tomou a vacina contra a febre amarela? Como todos sabemos, desde o fim do ano passado, um surto da doença assusta, principalmente, moradores da região Sudeste, com a morte de pessoas infectadas pelo vírus. Com a situação, o governo iniciou campanhas de vacinação em postos de saúde, mas a dúvida sobre a EM e a febre amarela ainda deixou pessoas com a doença com esta pergunta em mente: OS PORTADORES DE ESCLEROSE MÚLTIPLA PODEM TOMAR A VACINA?

Até já pergunto se alguém já tomou, se teve reação, ou percebeu algo estranho. Contem aí!!!!

Então, eu realmente fiquei em dúvida desde novembro, pois moro próximo ao Horto Florestal (região Norte da cidade de São Paulo), onde dois macacos foram encontrados mortos picados pelo mosquito e fiquei desesperada, pois tomo o BetaInterferon (3 vezes na semana), mas ao mesmo tempo precisava tomar a vacina já que a situação na região estava feia, fora que acompanhava notícias, só aumentava o número de casos e pessoas morrendo.

Sei que é uma situação que requer cautela e conversar com o médico é fundamental, então, entrei em contato com a médica, e ouvi: “não indico tomar a vacina, use repelente, fica a decisão do paciente”. Aí você escuta isso, vê algumas pessoas que são portadores da doença que tomaram normalmente e não tiveram nada e fica pensativa, porque deixei claro que moro em uma região de risco. Mas não tomei, estou usando repelente, cubro mesmo todo o meu corpo duas ou três vezes no dia, evito parques, e até áreas verdes, mas mesmo assim às vezes dá vontade de tomar a vacina rsrs.

Finalizando,  se você como eu não tomou a vacina fique calmo, reforce as medidas de proteção: use repelente diariamente, não use perfumes em locais de muita mata, use roupas claras e vai ficar um pouco mais tranquilo como eu.


Ainah Carvalho
Jornalista 

Jornalista, 23 anos, apaixonada por futebol, pelo Corinthians e shows de pagode. "Tenho Esclerose Múltipla, mas posso ter uma vida normal."

4 comentários:

  1. Também não tomei e sou portadora de E.M. Tomo Avonex 1 X por semana. Moro no sul de Minas e na minha cidade ou perto não houve nenhum caso.Meu médico disse para mim não vacinar.E usar repelente vivo "hidratada" de repelente dia e noite.

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho EscEscler mumúltip e hemofilia e não tomto a vacina mas moro em região endêmica e esest com medo de tomar,o que fafa me ajuajudpor favor.

    ResponderExcluir
  3. Eu tomo Fingolimode, não moro em área de risco e NÃO TOMEI A VACINA. Minha médica falou pra eu usar repelente.

    ResponderExcluir
  4. Bom, até Janeiro eu não imaginava ter esclerose e tomei a vacina. Não senti absolutamente nada, mas vale mencionar que eu não fazia uso de nenhuma medicação para a patologia.
    A única "coisa" diferente que surgiu foi uma contagem baixa de linfócitos no hemograma, mas não sei se isso pode ter a ver ou não com a vacinação.

    ResponderExcluir