segunda-feira, 25 de julho de 2016

Muito além dos dentes


Fonte: http://aboms.org.br/

Logo nas primeiras aulas de graduação em odontologia, aprendi que a saúde começa com a saúde bucal, segundo a organização mundial de saúde (OMS), e é o que preconizo: não trato uma boca, mas sim uma boca dentro      de um organismo que tem sentimentos.

O que é esclerose múltipla (EM) eu não sabia ao certo até ser diagnosticada, há um ano, como portadora da doença.

Como se não bastasse a crueldade da enfermidade e suas limitações, tenho que conviver com a falta de informação e esclarecimentos das pessoas sobre a ela, inclusive de colegas de profissão que me negaram atendimento por não saber como lidar com a patologia e qual antibiótico que eu poderia usar frente a tantos medicamentos que faço uso.

Os cuidados com a higiene bucal de uma pessoa com EM deve ser individualizado,  como de qualquer outro paciente.Temos de considerar e estudar o medicamento que este paciente faz uso, assim como num paciente diabético, hipertenso... para propor um plano de tratamento.

Para os pacientes em geral digo que fazemos nossa parte e eles têm que continuar em casa. O paciente com EM é a mesma coisa. Com o uso de medicação temos o fluxo salivar diminuido, o que propicia mais o aparecimento de cáries e o próprio sangramento gengival (gengivite), logo a higienização tem de ser só mais criterioza e mais frequente. Além disso, as visitas ao profissional realizar-se-ão em um péríodo menor de tempo.

Agora, para os meus pequeninos, pergunto aos pais se estão preparados para usar aparelho junto com eles; para um paciente com EM é a mesma coisa. O cuidador, seja ele  contratado e/ou familiar, também deverá ajudar literalmente e/ou lembrar das orientações adquiridas. Alguns pacientes podem precisar de auxílio para locomoção e higiene oral em alguns momentos.

Assim reduzimos os problemas orais, melhorando a autoestima e interferindo diretamente na saúde global.
E, me pergunto, ter EM é um castigo??
O "castigo" ou o preconceito cura???
Não!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Temos o direito de ser felizes também. Sorrir a todo instante!


Juliana Pelisser
Dentista

3 comentários:

  1. Temos mesmo juju! Força, foco e vamos em frente!

    ResponderExcluir
  2. Assim como um portador de EM. Os portadores de hepatite C. Tbem são discriminados. E tbem temos o direito a tratamento que é tão difícil, e a discriminação.boa sorte, Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Belo texto...ótima a referência de quem vivência a situação. É perfeito para colocar cada um para pensar.
    Abraços
    Lívia

    ResponderExcluir