quinta-feira, 9 de junho de 2016

A importância da autoaceitação


Fonte: Google imagens
Como sabemos, as doenças autoimunes exigem um tratamento de longo prazo, por essa mesma razão é necessário que o paciente cultive hábitos que promovam uma melhor qualidade de vida e um maior autocuidado.

Esses hábitos podem ser a aderência ao tratamento proposto por seu médico que, ao mesmo tempo em que é imprescindível para auxiliá-lo em seu dia a dia, pode ser difícil aceitá-lo.

Mas, porque a aderência ao tratamento se diferencia de paciente para paciente?

Os pacientes têm experiências de vida diferentes uns dos outros, por isso são influenciados por fatores comportamentais distintos, como a percepção da doença, que podem encorajar a continuação do tratamento ou sua descontinuidade.

Lembrando sempre que a descontinuidade do tratamento afeta a qualidade de vida.

Por isso a aceitação pessoal é um dos segredos para ter uma vida equilibrada.

Quando nos conhecemos verdadeiramente, podemos manter nossas expectativas de vida de acordo com nossa realidade e também estar preparados para futuras adversidades.

A aceitação pessoal pode ser uma boa ferramenta para enfrentar os acontecimentos com maior tranquilidade. No caso da Esclerose Múltipla não há como mudarmos o curso da doença, ou sua forma de se manifestar e, por vezes, isso pode causar preocupação que consequentemente leva a um estado de estresse e frustração.

No decorrer de nossas vidas com EM, certamente teremos obstáculos no meio do caminho e se soubermos lidar com tranquilidade podemos alcançar um maior equilíbrio.

Aceitar que a vida não é um caminho perfeito e ensolarado a todo o momento é essencial para evitarmos decepções ao encontrarmos pedras ao longo dele.

É importante dizer que aceitação não é passividade. Aprender a lidar com as mais diversas situações é enfrentar seus problemas de maneira objetiva e mais eficiente. E são essas situações diversas que te levam a um crescimento pessoal.

Para finalizar, gostaria de deixar uma frase que gosto muito do autor Will Garcia, que diz: “O primeiro passo para a mudança é a aceitação. Uma vez que você aceite a si mesmo, você abre a porta para a mudança. Isso é tudo o que você tem que fazer. Mudança não é algo que você faz, é algo que você permite.

Boa noite!

Maiara Araújo
Psicóloga


2 comentários:

  1. Naiara, sorte do paciente que encontra pela frente uma psicóloga que consiga lhe mostrar que a adesão ao tratamento não é somente cumprir o que o médico lhe prescreve mas muito mais que isso saber arejar seus conceitos e rever seus preconceitos.

    ResponderExcluir
  2. Maiara desculpe, ação do corretor de texto.

    ResponderExcluir