segunda-feira, 11 de julho de 2016

Comer como?


Fonte: Fonte: https://twitter.com/ijustwanttoeat

Diversos estudos apontam para a importância da alimentação na manutenção da saúde da pessoa com Esclerose Múltipla (EM). As recomendações para se ter uma alimentação adequada na EM não deve assumir restrições drásticas. Restrições na alimentação ocorrerão, quando necessário, pensando na atenuação de sintomas específicos. Por exemplo, se você desenvolveu a disfagia como comprometimento secundário à EM, algumas mudanças - como as consistências das comidas - deverão ser pensadas para a segurança e conforto da sua deglutição e digestão. Se você está desenvolvendo ganho ou perda de peso como consequência da EM, sua alimentação será pensada para o reequilíbrio do seu peso corporal. E assim por diante, pensando em cada sintoma específico que varia de pessoa para pessoa.

Para além dos sintomas, a melhor alimentação para a pessoa com EM segue os mesmos padrões que para um indivíduo sem EM. A pessoa com esclerose sentirá as consequências de uma alimentação equilibrada na melhora na qualidade de vida: nos sintomas, na locomoção, na força muscular, na disposição diária, no humor. Mas como é essa forma de comer melhor????

  • A primeira característica dessa melhor forma de comer, comentei no primeiro parágrafo: restrições só se forem pensadas com seu nutricionista, focadas em algum sintoma específico. Para a pessoa com EM comer bem, não é obrigatório ficar sem comer doce ou sem tomar leite ou sem comer carne.
  • Coma mais alimentos in natura! Você já teve acesso ao novo Guia Alimentar para a População Brasileira? É um guia elaborado pelo Ministério da Saúde, em conjunto com profissionais da área da saúde, sobre como manter uma alimentação saudável. Um dos principais pilares deste guia é o caminho que a comida faz até chegar ao seu prato. Sabendo de onde vem a sua comida, você pode saber se é o melhor pra você ou não. Quanto mais próxima a sua comida está da terra, do cultivo, do plantio, da pesca, do pasto, melhor é a qualidade desta comida. Isso porque mais íntegra ela estará: arroz, feijão, verduras, legumes, frutas, peixes frescos, sementes, castanhas. A feira é uma grande aliada para termos esses alimentos. Tá na feira, provavelmente é alimento fresco, in natura. E se é alimento fresco, mais vitamina A tem, mais ômega 3 tem, mais vitamina D tem, mais vitamina C tem, mais vitamina do complexo B tem!! E os nutrientes vindos da comida são melhores aproveitados pelo nosso corpo do que os provenientes de cápsulas e outros suplementos. Os suplementos podem ser aliados e às vezes necessários em diversos casos na EM, porém não substituem e não são melhores do que a comida em si. Além disso, se você consegue aumentar o consumo dos alimentos in natura e minimamente processados, você tem mais chance de preparar seu próprio alimento, o que lhe faz ter mais controle sobre os temperos usados, a quantidade de gordura usada e ainda de realizar uma refeição condizente com suas tradições culturais e regionais. Seu corpo funcionará melhor! 

Fonte:http://gravurando.blogspot.com.br/p/watercolor.html
  • Coma colorido! Se você sempre come os mesmos alimentos, você sempre oferecerá ao seu corpo os mesmos sabores, os mesmos nutrientes e as mesmas sensações. Sempre que possível, tente experimentar algo novo.
    Fonte:
    itscute.com.br/2015/06/18/comer-o-prazer-da-vida/
  • Coma com prazer! O que é comer com prazer pra você? O que era comer com prazer para sua avó? Acredito que sua avó diria coisas como: "comer do pomar que minha mãe cuidava"; "comer com a família toda na mesa". Eu também acredito que, para você, comer com prazer não se resuma somente a fast food e inclua comer tendo tempo para apreciar o sabor da comida, comer uma comida feita por você ou por alguém que você gosta, comer uma comida que o tempero foi cultivado por você; comer quando você está com fome; comer um lanche de hambúrguer caseiro com seu filho. Há muitas formas de comer, mas todas devem incluir prazer! Viva seu prato!

Ao se comunicar, muitos profissionais acabam passando informações mecânicas sobre como comer bem: coma mais vitamina D, vitamina A, vitamina do complexo B, coma menos gordura saturada. Essa forma técnica de olhar para o comer está atrapalhando mais do que ajudando na saúde da população. Vamos tentar olhar para a comida de forma mais leve, mais tranquila e descontraída? Vamos curtir mais nossas refeições? Comer bem é comer colorido, comer o que for fresco, comer gostando do que você tá comendo, respeitando sua fome, seu desejo e sua saciedade. Isso certamente é saúde!


Fernanda Sabatini
Nutricionista


3 comentários: